Você pensa como pessoas de Produto?
Nesta aula da Tera, vamos falar sobre pensamento de produtos (ou "product sense", "product thinking", "product intuition"), uma maneira de pensar que ajuda Pessoas de Produto a focar nos problemas certos.
Se alguém te pergunta "o que é o TikTok?", o que você diria? Para responder a essa pergunta, precisamos ir muito além do nosso viés de pessoa usuária, pensando na estrutura inteira do negócio.
Product sense é a habilidade perceber o que faz determinado produto ter os resultados que tem, enxergando suas características a partir da perspectiva de negócios, design e tecnologia.
O "espaço do problema" está relacionado ao que usuários precisam, também chamado de Discovery. Discovery é nossa capacidade de entender o que as pessoas precisam ter resolvido.
O "espaço da solução" está relacionado ao que os negócios fornecem, também chamado de Delivery. O Delivery é nossa capacidade de entregar e escalar o que foi descoberto.
A tecnologia é o que reduz a lacuna entre o que você descobriu que as pessoas precisam e o que você deve entregar para essas pessoas, considerando as características do negócio.
Definindo: Product Sense é a capacidade de entender o que torna um produto excelente. Um produto excelente é algo útil, simples, funcional, amado pelas pessoas, vendável.
Esse pensamento inclui a capacidade de ir além do backlog e desafios atuais para avaliar oportunidades emergentes e novos mercados.
O pensamento de produto é importante pois ajuda a dar estrutura para um trabalho onde nenhuma resposta é óbvia, desenvolvendo a capacidade de lidar com a incerteza.
Sabendo que o pensamento de produtos busca entender o que faz um produto excelente, quais são os ganhos diretos de exercitar o product sense no dia a dia, tanto para os negócios como para as pessoas PM?
Como PMs, devemos direcionar nosso olhar para o que é mais relevante, entendendo a importância da escuta ativa e diferenciais reais que permeiam todo o ciclo de vida do produto.
Produtos falham o tempo todo e é responsabilidade das pessoas de produto evitar que isso aconteça. O maior erro é construir coisas que as pessoas não querem ou não precisam.
"As pessoas acreditam que foco é dizer sim para a coisa que precisa ser feita. Mas não é isso. Significa dizer não para centenas de boas ideias" - Steve Jobs
Ficou mais claro o que o pensamento de produtos traz de benefícios para você se desenvolver como profissional e impactar cada vez mais os negócios?
Entenda agora quais são os componentes desse pensamento para você aplicá-lo na prática.
Nesta última parte, você irá se aprofundar nos componentes de Product Sense para começar a pensar como uma pessoa gestora de produtos.
Componentes de um pensamento de produtos estruturado: 1) Ame o problema, não a solução; 2) Pense em produtos, não em features; 3) Seja específico e agnóstico.
O modelo de pensamento "lean" ajuda a: evitar armadilhas e focar no principal; eliminar o "viés do inovador"; e direcionar perguntas sobre as necessidades e perfis de usuários e dinâmicas do mercado.
Pensar no produto (e não em features) é não se perder em uma das soluções possíveis, é sair do micro e pensar no macro, entendendo o problema completo. Isso ajuda a tornar o trabalho enxuto, evitando desperdícios de recursos e energia.
Usuários não se importam com funcionalidades, mas com alcançar seus objetivos. Quanto mais específicos e agnósticos somos, mais conseguimos compreender e focar nos fatos.
O framework dos "3 horizontes" da McKinsey ilustra como gerenciar a performance no presente e, ao mesmo tempo, maximizar oportunidades futuras de crescimento. Conheça melhor o framework em "Enduring Ideas: The three horizons of growth" (em inglês).
No vídeo "FAIL ACADEMY: Top Reasons Startups Fail", Adeo Ressi do Founder Institute, Cass Phillipps da FailCon e Steve Hogan da TechRx compartilham suas visões sobre por que a maioria das startups falham (em inglês).
No artigo "The only thing that matters", Marc Andreessen fala sobre os motivos de falha de start-ups e traz a provocação: o que é mais perigoso: um time ruim, um produto fraco ou um mercado insuficiente? (em inglês).
Para se aprofundar na mentalidade "lean" de iterar e alavancar novos produtos e negócios, leia o livro "Running Lean", de Ash Maurya, autor e criador do Lean Canvas.
Explore o perfil de Twitter do Shreyas Doshi, consultor e PM que construiu produtos em grandes empresas de tecnologia. Ele publica visões interessantes sobre o que é um trabalho excelente na área de produtos.
"Sem dúvida o curso foi um divisor de águas na minha vida. Foi o melhor investimento que fiz, o esforço foi grande, mas o retorno foi além das minhas expectativas. Eu vivia um momento desgastante na carreira, estava estacionada em uma empresa há 7 anos. Alguns meses após o fim do curso, consegui uma entrevista e deu tudo certo. Estou há 2 anos aprendendo e me realizando profissionalmente."
"O curso que fiz com a Tera foi realmente fora da curva. Já estudei em diversas universidades públicas, estaduais e federais e mesmo assim nunca tive acesso a algo de tão alto nível como tive na Tera. Parabéns!
Há cerca de um ano decidi fazer uma transição de carreira e migrar para o time de Produtos da Pluxee Brasil. Desde então tenho me desenvolvido constantemente e sei que essa série de aprendizados tem me tornado uma profissional cada vez melhor. O caminho é longo e o aprendizado infinito, por isso a dedicação nos estudos é fundamental para essa constante evolução! Estou muito orgulhosa por mais essa conquista e esperançosa por tudo que vem pela frente!
Foram três meses de muito aprendizado, trocas de ideia e network.
Quero agradecer aos mentores, facilitadores e meu grupo do projeto que estiveram comigo nessa jornada.
Mais um passo foi dado para transição de carreira... seguimos!